A Vernal é uma cafeteria e sorveteria que oferece produtos a base de bebidas vegetais, ou seja sem leite de origem animal. O grande desafio da marca, e que foi levada para a identidade, é manter o sabor como o tradicional.
A Vernal traz em si a força de manter o "appetite appeal"- é o apelo ao apetite, na linguagem popular é o famoso comer com os olhos- até em sua identidade. No momento que inicia o contato já se tem uma experiência que estimula a desejar experimentar.
Para o projeto, foram feitas pesquisas que mostraram que é um mercado em expansão. Apesar de ainda ser uma parcela pequena de mercado, muitos consumidores estão buscando este tipo de alimento, tanto por escolha e estilo de vida, quanto por alguma restrição na dieta por conta de problemas como a intolerância.
Seguindo as pesquisas, percebeu que há muito associação deste tipo de comida com alimentação mais saudável, pois no geral são produtos mais artesanais. Pensando em todo os ideais da empresa e nas pesquisas feitas trouxe o conceito: "criatividade natural".
O conceito traz a ideia de serem produtos mais naturais, traz a ideia de um fluxo de energia que traz leveza- se comparar as bebidas vegetais com os leites de origem animal, as bebidas dão uma sensação maior de leveza na boca devido o menor teor de gordura- além disso, criar produtos que mantenham esse apelo ao apetite exige criatividade para testar de várias formas.
Seguindo todo o conceito da marca foi desenvolvido o nome "Vernal" que significa aquilo que vem da primavera, trazendo a ideia de natural, flor e frutas. Já o sonoro, lembra invernal que remete a estação inverno. Dessa forma, há o encontro da dualidade, quente e frio, sorvete e café. Essa brincadeira também passa para as cores da marca.
A paleta da marca foi pensada para fortalecer essa dualidade, além de agregar outras sensações. O laranja coral, vem trazendo a alegria, o diversão, os amigos, fortalecendo a ideia de que pode ser gostoso até para quem não escolheu tirar o leite ou não tem alguma restrição alimentar como a intolerância a lactose. Já o verde vem acalmar, trazer o conforto da mãe natureza, o conforto de quando come algo gostoso. É o grande equilíbrio das tonalidades e sensações.
Já para a logo, nos temos um a junção de tipografia e símbolo.
A seguir algumas aplicações em mockups da identidade visual.
Pratos que seriam utilizados na cafeteria sorveteria.
Frota criada com a identidade.
Postcards que seriam utilizados em ações promocionais.
Projeto desenvolvido na disciplina da Identidade Visual da Universidade FUMEC no 2º sem/2021.